Como atrair os clientes certos para o salão de beleza?

Como atrair clientes para salão de beleza e barbearia

Desde o primeiro dia do seu salão, você tem se concentrado em cumprir um objetivo principal: atrair mais e novos clientes. Se você está na indústria há muitos anos ou apenas há algumas semanas, essa é uma prioridade para você como proprietário de um negócio. No entanto, você sabe que “como atrair clientes para salão de beleza” não é uma pergunta com uma resposta fácil.

Muitas vezes estabelecimentos de beleza têm dificuldades para atingir o público-alvo desejado. Seu plano para atrair novos clientes para seu salão de beleza pode ser perfeito, mas a execução pode ser a culpada por você não estar conseguindo tantos clientes novos assim. Nós compilamos uma lista com abordagens à prova de falhas para trazer novos clientes e você não pode perder a chance de aplicá-las!

Esteja sempre ativo

Todo dono de salão quer que seu negócio seja associado a boas energias e serviços de alta qualidade. Mesmo que o seu salão tenha essas características, essas informações nem sempre chegam aos seus clientes em potencial.

Portanto, considere a realização de eventos em seu salão (barbearia ou clínica de estética), desde um Carnaval até uma noite do Clube da Luluzinha. Ofereça seus serviços incríveis com muita alegria e temas carnavalescos ou fique aberto até tarde para uma noite descontraída de serviços para as mulheres. Com o evento planejado, envie uma mensagem em massa para todos ou para um grupo selecionado de clientes, convidando a eles e a seus amigos para participarem da diversão. Dessa forma, vários clientes em potencial irão a seu salão e aqueles que se identificarem com o ambiente de seu negócio e tiverem uma boa experiência, com certeza, ficarão tentados a marcar um horário com você. Além disso, considere publicar as informações do evento nas mídias sociais ou anunciar em seu jornal local pode ser uma ótima ideia.

É crucial manter-se ativo nas mídias sociais. Trabalhando no setor de serviços de beleza e estética, você sabe que suas clientes pesquisam por serviços e fotos de inspiração online, principalmente no Facebook e no Instagram, portanto, você tem que estar presente e ativo com frequência nestas duas mídias sociais. Faça posts de temas variados, como sobre seu salão, fotos do “antes e depois” de suas transformações, depoimentos de clientes satisfeitos, vídeos de você e sua equipe trabalhando, ofertas e promoções, etc.

É importante, também, que você se mantenha ativo nos circulos sociais de sua cidade ou bairro. Frequente bares e restaurantes onde seus clientes em potencial costumam ir, é sempre uma boa oportunidade para conhecer gente nova, fazer um pequeno networking e também promover seu negócio. Lembre-se, quem não é visto não é lembrado.

Como atrair clientes para seu salão de beleza com marketing direcionado

Quando se trata de publicidade e propaganda, muitas vezes ou é um sucesso ou um fracasso. Os empreendedores procuram naturalmente os meios de publicidade mais populares, onde a maioria de seu público-alvo está, e menos caros.

Há uma ampla discussão dentro da indústria de serviços de beleza e estética quanto a utilização de ferramentas de marketing tradicional ou marketing digital para salão de beleza e a regra é simples. Pergunte-se “onde estão e como é mais fácil atingir meus clientes em potencial?”. A resposta para essa pergunta te indica qual caminho seguir. Se você tem um salão tradicional que atende uma clientela mais madura, é possível que fazer anúncios em mídias tradicionais (como seu jornal local ou patrocinar eventos para este público) seja mais recomendado, no entanto, se seu público é mais jovem e conectado, com certeza, você deve investir mais nas mídias digitais (como em redes sociais, no Google e até em um site próprio com agendamento online para seu salão).

Como já mencionamos, as páginas e perfis de mídia social, como Facebook e Instagram, são ótimos canais para divulgar seu nome. Mas como você atinge clientes em potencial que não estão seguindo você nas redes sociais? Como atrair mais e novos clientes para seu salão de beleza por meio destas mídias? Você tem, pelo menos, duas opções:

  • Fazer anúncios pagos – no seu gerenciador de anúncios do Facebook e do Instagram, você consegue segmentar exatamente o público que gostaria de atingir. Assim, você pode promover suas lindas mechas californianas exclusivamente para jovens mulheres de 20 a 30 anos que moram na sua região, sem gastar dinheiro desnecessário mostrando seus anúncios para quem não interessa.
  • Fazer uma promoção que incentive seus clientes a marcarem seus amigos – crie uma promoção (por exemplo, “pé e mão grátis para você e sua amiga”) com as condições de que, para participar, os clientes que seguem suas páginas devem marcar três amigas nos comentários do post, compartilhar o post e estar seguindo sua página. Assim, você tem um potencial imenso de conseguir mais seguidores e atingir seus clientes em potencial, afinal, como o prêmio é para a cliente sorteada e uma amiga, ela só marcará amigas que estarão interessadas em receber este prêmio também.

Outra forma de promover seu salão de beleza, barbearia ou clínica de estética para clientes em potencial que estão fora do seu alcance é por meio dos melhores anunciantes possíveis, ou seja, seus clientes fiéis. São eles que, além de manterem seu salão funcionando em altas e baixas temporadas, torcem para o seu sucesso e recomendam o seu trabalho do fundo do coração para seus amigos e familiares. Portanto, faça por eles o esforço que eles fazem por você. Crie um programa de fidelidade no qual você premia seus clientes fiéis com pontos (que podem ser trocados por brindes e serviços em seu salão) por trazerem novos clientes a seu salão. Você pode ter certeza, essa é a melhor ferramenta para atrair os clientes certos para seu negócio.

Programa de fidelidade

Lançar um programa de fidelidade é o incentivo perfeito para conseguir novos clientes em seu salão, mas executá-lo a partir de registros em papel pode ser complicado. Em vez de revisar as páginas do seu caderno, procure uma solução digital e confiável com esse recurso.

O Versum, comprovadamente o melhor sistema de gestão para salão de beleza (barbearia e clínica de estética), além de funcionar como um assistente digital que te auxiliar na gestão integral de seu salão, também tem um módulo de programa de fidelidade integrado. O sistema garantirá que os atuais clientes fiéis do salão, que fazem parte de seu programa de fidelidade, recebam pontos por produtos e serviços adquiridos, que podem ser usados em troca por prêmios em seu salão. Além disso, caso você decida (e recomendamos que sim!) eles podem receber pontos por indicarem amigos para seu salão. Você pode gerenciar o número de pontos ganhos por cada ação, quanto mais pontos, mais encorajado seu cliente será para recomendar um amigo. Uma vez que o cliente indicado fizer uma reserva, ele será adicionado automaticamente ao programa de fidelidade e receberá um determinado número de pontos para ingressar.

Com as ferramentas certas, o esforço de atrair mais e novos clientes para o seu salão de beleza fica muito mais fácil. Veja você mesmo, teste o Versum grátis e cresça!

Teste Versum Grátis

[Total: 2    Média: 5/5]