Como proteger sua saúde mental durante a crise de COVID-19

Como proteger sua saúde mental durante a pandemia

Vamos ser sinceros, os tempos são difíceis, especialmente para a indústria de serviços de beleza e estética. Por serem considerados “não essenciais”, os salões, barbearias, spas, estéticas e demais profissionais autônomos de beleza e estética foram forçados a parar de trabalhar e fechar seus negócios momentaneamente. Infelizmente, esta situação afeta não apenas as nossas finanças, mas também a nossa saúde mental durante a pandemia. Agora, mais do que nunca, precisamos respirar fundo algumas vezes e focar em nosso bem-estar mental e emocional. Veja algumas maneiras de relaxar e encontrar o equilíbrio emocional para passar por esse momento difícil.

Não tenha medo de pedir ajuda para garantir sua saúde mental na pandemia

Atualmente, os indutores de estresse mais impactantes são o próprio coronavírus e os problemas financeiros causados ​​por ele. Como a maioria dos profissionais de beleza e estética responsáveis, você deu uma pausa em suas atividades e solicitou, cordialmente, aos clientes que parassem de enviar solicitações de reserva tão tentadoras, informando que está em recesso temporário. Os primeiros dias provavelmente não foram tão ruins, no entanto, ficar isolado, sem a movimentação e a atmosfera positiva de seu salão ou estética, por mais tempo definitivamente afetará seu sua saúde e bem-estar mental na pandemia, tornando-o(a) mais propenso a ficar deprimido(a) ou ansioso(a). Lembre-se de que há pessoas dispostas a te ajudar, portanto, considere conversar com colegas de profissão ou entrar em contato com as linhas de apoio ou até profissionais de saúde mental durante a pandemia.

Quando se trata de lidar com problemas financeiros, no Brasil você possui algumas medidas destinadas a dar algum apoio financeiro a autônomos, microempresários individuais (MEIs) e empresas de pequeno porte, que representam a grande maioria dos salões, barbearias, estéticas e profissionais autônomos da área. Confira nosso artigo sobre ajuda financeira para empresas e profissionais de beleza e estética aqui.

Mantenha-se em contato

Embora você não esteja aceitando reservas, não se desconecte totalmente de seus clientes, pois isso pode alimentar a solidão, o estresse e a depressão. Mantenha contato com seus clientes por meio de suas fanpages e perfis em mídias sociais, por mensagens de texto ou e-mail e, se até mesmo por meio de videochamadas. Eles não apenas apreciarão o fato de você entrar em contato com eles, mas você também ficará aliviado(a) ao comprovar que eles estão aqui para você. Para seu bem-estar mental, durante a pandemia, tente evitar tópicos difíceis e converse com seus clientes sobre como eles devem cuidar de seus cabelos, sobrancelhas, unhas ou pele em casa, o que todos estão fazendo com seu tempo livre ou quais filmes ou séries assistir! Além disso, manter contato com seus clientes cria um vínculo forte e duradouro com eles,<b/b> garantindo a você que eles provavelmente serão leais ao seus negócio e escolherão reservar com você assim que reabrir.

Outro grupo a ser alcançado é o de seus colegas de profissão. O coronavírus impactou toda a indústria de beleza e estética, desde a manicure que atende a domicílio até grandes salões e centros de estética, o que significa que vários outros profissionais da área estão na mesma situação que você, portanto, seria sensato e solidário entrar em contato com eles para compartilhar experiências e se ajudarem mutuamente. Caso você não tenha uma rede de contatos dentro do setor em seu bairro ou cidade, procure grupos por tais grupos em sua comunidade ou busque por comunidades online (como grupos de Facebook ou WhatsApp). A maioria das comunidades online exige que os membros mostrem apoio e respeito uns pelos outros, para que seja um grupo positivo, de apoio e crescimento. Fazer parte de tais comunidades ajudará você a ficar tranquilo, sabendo que há outras pessoas no setor que estão dispostas a ajudar umas às outras.

Exercite seu corpo e sua saúde mental na pandemia

Você já pensou em praticar ioga ou ouvir música relaxante e meditar, mas nunca teve tempo para isso? Bem, a fim de tirar sua mente da crise e das dificuldades, você pode (e deve!) tentar! Às vezes, é melhor desligar-se do ambiente e se concentrar no auto-aperfeiçoamento. Se você sofre de dores nas costas, pescoço ou punho há algum tempo, agora tem a oportunidade de fazer alguns exercícios de alongamento em casa. Existem vários canais do YouTube dedicados a ajudar a encontrar paz de espírito durante e depois do trabalho, e muitos deles oferecem ótimas rotinas de exercícios que ajudam a relaxar os braços, pernas e costas. Isso não apenas ajudará seu corpo, mas também sua mente. Durante o exercício ou durante o ioga, ligue uma música relaxante e acenda algumas velas perfumadas para criar uma atmosfera relaxante.

Continue!

Somos todos diferentes e cada um de nós tem seus próprios métodos para lidar com problemas de saúde mental, os quais são agravados agora durante a pandemia. Aqueles que simplesmente não conseguem se desligar de seus negócios devem focar em como fazer algo positivo no negócio, pois ainda podem ganhar algum dinheiro, mesmo enquanto estão fechados. Toda a sua carreira está em risco mas, se você tem espírito de luta, ainda pode tentar algumas técnicas de marketing que podem lhe trazer algum lucro agora e te colocar um pouco à frente da concorrência quando reabrir seu negócio. Aqui estão algumas idéias que podem ajudá-lo(a) a continuar:

  • Venda cupons online: eis uma idéia que a equipe do Versum pegou de nossos clientes – venda cupons online durante (e após) o período que está fechado. Você fatura agora e os clientes que os comprarem durante a pandemia receberão um brinde grátis (tratamento ou produto extra, por exemplo) ou serão os primeiros na fila para marcar os primeiros horários disponíveis quando você voltar a trabalhar.
  • Planeje uma grande reabertura: se você planeja reabrir uma vez que tudo volte ao normal, considere fazer algo especial para seus clientes. Obviamente, você precisará implementar novas regras e procedimentos de segurança e higiene para isso. Tente reabrir com disponibilidade limitada de reservas, para restringir o número de pessoas com as quais você e sua devem entrar em contato. Faça algo divertido como distribuir doces grátis e provar shampoos, ou oferecer ótimas recompensas para clientes que recomendam com sucesso seus amigos e familiares ao seu negócio.
  • Recompense aqueles que apoiam seu crescimento: é muito provável que seus clientes tentem tratar seus cabelos, unhas, sobrancelhas e pele em casa durante a pandemia. E adivinha? Eles esperam que você corrija os danos causados por eles assim que você reabrir. Em vez disso, faça você mesmo as recomendações de como tratar e preservar os fios ou a pele em casa, mas sem fazer alterações danosas. Incentive-os a seguir suas recomendações, que é especialista em seu campo, e não experimentam maluquices de vídeos virais e tutoriais amadores. Recompense com um brinde aqueles que te escutarem e voltarem ao salão ou clínica quando reabrir e não tiverem danificado seus próprios cabelos ou pele com experimentos amadores.

Dica: introduzimos um novo recurso de cupons pré-pagos online para você faturar agora durante a pandemia – leia mais aqui.

Aprimore sua qualificação e habilidades

Vamos ser sinceros, nem todos os especialistas em cabelo, beleza e estética conseguem relaxar mentalmente e desviar a atenção da situação atual. Alguns de nós precisam ocupar a cabeça fazendo atividades da área e, por necessidade ou vontade de crescer, continuam aprimorando suas habilidades e educação, mesmo isolados e desde casa. Se isso soa como você, você está com sorte pois hoje em dia é possível encontrar uma série de cursos (até com certificação) online para se desenvolver e ter uma vantagem ao reabrir. Além disso, vários profissionais de primeira linha, como esteticistas e cabeleireiros de celebridades estão realizando lives e oficinas ao vivo que você pode assistir e se manter ocupado enquanto aprende novos tratamentos e técnicas.

Além disso, você pode se concentrar em melhorar a forma como você administra seus negócios. Áreas como gerenciamento de orçamento, marketing e publicidade, gestão de equipe e análise de relatórios para tomada de decisão são algumas das quais você pode aprender para reabrir com uma estratégia de sucesso. Se melhorar a forma como você administra sua empresa te ajuda a relaxar, considere fazer cursos online de gerenciamento de negócios, inspirar-se em nossas dicas para promover seu negócio ou manter seus clientes durante a pandemia, aprender com as centenas de artigos de gestão de negócios de beleza e estética que temos aqui em nosso blog ou até mesmo começar a usar o Versum – software de gestão de negócios de beleza e estética – para profissionalizar sua gestão e se destacar quando abrir.

Cada um de nós reage de maneira diferente à situação atual, no entanto, uma coisa é certa, todos temos que nos unir para superar esse momento difícil. Se você está enfrentando dificuldades com seu negócio fechado e simplesmente não consegue arejar sua mente, definitivamente siga os conselhos aqui apresentados e implemente algumas dessas ideias e estratégias em seu negócio, assim você segue trabalhando e se aprimorando para voltar ao trabalho com sucesso. Também não se esqueça que seus clientes, seus colegas de profissão e nós da equipe do Versum estamos aqui para e por você.

Teste Versum Grátis

[Total: 1    Média: 5/5]