10 dicas de gestão de salão de beleza para o calmo período pós-festas

10 dicas de gestão de salão de beleza para o calmo período pós-festas

Dezembro é provavelmente o mês mais movimentado do ano em salões, barbearias e clínicas de estética. A atmosfera festiva das férias e o verão torna as pessoas mais dispostas e dedicadas a ficarem mais bonitas. Suas clientes regulares, provavelmente, agendaram seus compromissos alguns meses antes, e em novembro e dezembro você é atingido por uma chuva de pessoas que desejam marcar um horário. Você passa o mês inteiro numa correria, cansado, atendendo a 20 clientes por dia, fazendo horas extras, más tudo vale a pena pois ter seu salão lotado mostra o reconhecimento de suas clientes pelo seu trabalho, além de trazer um bom lucro. E então chega janeiro e fevereiro, um período em que seu salão é tão silencioso que, apesar de você gostar da calma após o período de super movimento do final do ano, você pode ouvir sua renda diminuindo a cada minuto. É essa mesma história todos os anos, o bom é que da para você se focar na gestão de seu salão de beleza, para analisar seu negócio e traçar estratégias para o ano.

Existe algo que você possa fazer para o início do ano não ser tão duro com seus negócios? A resposta é sim, e vamos te ajudar a lidar com isso logo no começo do ano, para que você possa aumentar o movimento em seu negócio ainda este mês!

Aproveite o tempo de férias movimentado

1. Venda pacotes de tratamentos (estrategicamente)

Janeiro ainda é verão e também é o período em que todas suas clientes (ainda) estão empenhadas em cumprir suas resoluções de ano novo e você pode ter certeza que uma das resoluções de ano novo delas está relacionada a seu físico e aparência. Portanto, este é um ótimo período para incentivar a venda de pacotes de tratamentos e você deve fazê-lo de forma estratégica. O que isso significa? Significa que você deve vender um pacote de serviços que são mais fáceis de serem comprados no impulso e que amarrem a cliente em seu salão pelos próximos meses, pelo menos. Bons exemplos para salões são: 10 sessões de unhas dos pés e/ou mãos, depilação, hidratação capilar, limpeza de pele, design de sobrancelhas e escova. Já clínicas de estética podem promover fortemente seus tratamentos de emagrecimento, além de depilação à laser, tratamentos de pele e massagens modeladoras. Barbearias, por sua vez, são o negócio que tem uma variedade menor de serviços, mas ainda pode fazê-lo para corte, barba e sobrancelhas.

O Versum, software de gestão de salão de beleza, barbearia e clínica de estética, tem uma função exclusiva para a venda e gestão de pacotes de serviços e tratamentos. Você pode selecionar o serviço que quer vender, a quantidade de sessões, o desconto oferecido e o sistema gere todo o resto, é inclusive possível fazer o marketing do seu pacote de serviços ao enviar mensagens promocionais para todas suas clientes ou para um grupo de clientes selecionadas.

2. Garanta remarcações

Sempre que estiver trabalhando com um cliente durante o período de férias, mencione que janeiro ou fevereiro será o momento perfeito para o próximo compromisso. Se você estiver usando uma cor de cabelo, será a hora de retoque da raiz. Se você estiver fazendo um tratamento facial, também será a hora de outra rodada. A maioria dos serviços de beleza exige regularidade para obter e manter resultados. Portanto, não é apenas lucrativo, mas simplesmente lógico, sugerir que suas clientes reservem outra visita por volta de janeiro ou fevereiro. Além disso, enquanto estiver esse gostoso clima de verão e começo de ano, e com excelente atendimento ao cliente, é muito mais provável que seus clientes marquem novos horários em seu salão.

Usando o Versum, você pode ir ainda mais longe, o complemento Automação de Marketing permite executar uma campanha de “compromissos recorrentes”, ou seja, o sistema enviará automaticamente uma mensagem para lembrar suas clientes de marcarem novos horários após um certo período tempo (definido por você) da última visita. Por exemplo, se você segmentar seus clientes de dezembro com ele, eles receberão um lembrete especial convidando-os para outra visita no momento perfeito – neste caso janeiro e fevereiro. Portanto, mesmo que seus clientes não remarquem na hora que ainda estiverem no salão, elas receberão uma mensagem cuidadosamente redigida com um convite difícil de recusar!

Gestão de clientes fiéis de seu salão de beleza

3. Segmente clientes fiéis com uma campanha inteligente

Após o super movimento de dezembro, algumas de suas clientes fiéis podem se sentir um pouco excluídos, especialmente se elas não conseguiram marcar sua consulta a tempo. É uma boa ideia focar nelas quando as coisas ficarem mais calmas. Faça com que se sintam especiais, envie uma mensagem de texto dizendo que, para comemorar mais um ótimo ano juntos, você as está convidando para uma visita com uma oferta especial. Em vez de dar descontos, adicione algo extra, como uma sacola de brindes ou um pequeno serviço adicional.

A execução dessa campanha será fácil com a opção de mensagens em massa do Versum. Use os filtros avançados para encontrar seus clientes regulares, preparar uma mensagem de modelo e enviar a todos com apenas um clique de um botão.

4. Promova seu programa de fidelidade

Um programa de fidelidade bem pensado é a melhor maneira de cuidar de seus clientes regulares e obter novos clientes ao mesmo tempo, afinal, clientes fiéis são os melhores promotores de seu salão. Só é preciso se concentrar em recompensar seus clientes por recomendarem seu negócio a amigos e familiares.

Ao usar o complemento do Programa de Fidelidade do Versum, tudo o que você precisa fazer é ativar o programa e, em seguida, dar uma olhada nas configurações de pontos de premiação – aí você pode decidir quantos pontos serão recompensados ​​por uma determinada atividade. Então você especifica as recompensas e prêmios e tudo o que resta a fazer é começar a anunciar seu programa. Para informar seus clientes fiéis sobre o programa, mais uma vez, contate-os com mensagens em massa e não se esqueça de postar sobre isso em suas páginas nas mídias sociais!

5. Conquiste seus clientes perdidos de volta

Nada dói tanto quanto perder um cliente comum. Você sabe que não é fácil aumentar sua clientela e, ver uma cliente ir à concorrência te faz pensar onde é que você errou. Às vezes, as pessoas precisam apenas de uma mudança, ou seja, seria mesmo apenas uma visita a seu negócio, no entanto, você sempre pode recuperar a atenção delas e incentivá-las a voltarem a seu salão. Meses mais calmos, como janeiro e fevereiro, são o momento perfeito para tentar.

A primeira coisa a fazer para reconquistar seus clientes é encontrar clientes que não fazem reservas há algum tempo. Você pode encontrar essas informações nos registros do cliente em seu software Versum. Tudo o que você precisa fazer é ativar a campanha “Pare de perder clientes” no complemento de Automação de Marketing. A campanha permite que você envie mensagens automáticas para clientes que não foram a seu salão em um determinado período de tempo. Lembre-se de que essa estratégia é extremamente benéfica para seu negócio pois reter clientes é até seis vezes mais barato do que adquirir novos!

Gestão e marketing de salão de beleza assertivos

6. Faça uma campanha “Ano novo, novo você”

No início de cada ano, muitas pessoas sentem a necessidade de mudar algo em suas vidas. Aproveite essa situação e faça uma campanha, convidando-os para uma metamorfose. Dependendo do tipo de serviço que você presta, pode ser uma mudança instantânea de aparência (novos cabelos, unhas ou cílios) ou investir em um processo de longo prazo (fisioterapia, tratamentos de pele e corpo).

Para essa campanha, mais uma vez, use mensagens em massa e postagens nas mídias sociais. Compartilhe as fotos de seus clientes anteriores, mostrando que você pode fazer maravilhas. Mencione que uma mudança na imagem apóia a mudança de hábitos e ajuda a começar um novo capítulo na vida. A maioria das pessoas que frequenta a academia pela primeira vez em janeiro fica desencorajada em breve, pois tem preguiça de seguir em frente e resultados levam tempo, mas sua empresa tem uma grande chance de conseguir alguns clientes fiéis!

7. Organize um evento de Ano Novo

Você raramente tem tempo para considerar a possibilidade de sediar um evento em seu salão, então agora pode ser o momento perfeito para finalmente fazê-lo. Eventos são excelentes para promover seu salão, aumentar vendas, satisfazer suas clientes regulares e atrair novas clientes. O principal objetivo de sediar um evento é conscientizar e estabelecer sua posição no mercado. No entanto, muitas vezes seus convidados se tornam seus clientes habituais, afinal, depois de ter uma experiência tão positiva durante a primeira visita ao seu negócio, eles estão dispostos a continuar voltando. Lembre-se de sempre acompanhar o evento com uma mensagem de agradecimento e um convite para visitá-lo novamente! Deixe a ótima primeira impressão durar.

Dedique o tempo livre à gestão de seu salão de beleza

8. Revitalize sua aparência nas mídias sociais

Ter menos clientes por um curto período não precisa ser algo puramente negativo. Pense dessa maneira, você finalmente terá tempo para se concentrar em alguns assuntos organizacionais, e isso é essencial para organizar a gestão de seu salão de beleza e planejar seu crescimento ao longo do ano. Por exemplo, você pode cuidar das suas páginas nas mídias sociais, como sua fanpage no Facebook e perfil no Instagram!

Dê uma olhada em suas mídias sociais e seja honesto consigo mesmo, elas estão bem organizadas e atraentes para o público? O que o cliente em potencial vê quando a visita pela primeira vez? Talvez haja espaço para melhorias? Verifique se todas as informações fornecidas na página são válidas e atualizadas. Use esse tempo para conhecer mais sobre os algoritmos do Facebook, para poder postar conteúdo que garanta sucesso. Também é um bom momento para considerar sua estratégia de marketing de seu salão de beleza, talvez este ano você administre suas páginas de maneira um pouco diferente.

Dica: coloque o link de seu site exclusivo para agendamento online do Versum no botão de reservas e em todos seus posts do Facebook, além da bio de seu Instagram.

9. Atualize o design de interiores do salão

Um ano novo pode ser o momento perfeito para atualizar um pouco a aparência do seu salão. Agora você tem tempo para olhar o interior de sua própria empresa com um novo olhar, talvez seja hora de reorganizar móveis e equipamentos? Talvez seja hora de pintar as paredes de uma cor diferente? Ou talvez você precise de uma reforma completa, porque o design atual não representa mais a imagem de seu negócio? Até os salões mais pequenos podem se transformar em uma obra-prima com as escolhas interiores corretas, o início de um novo ano é o momento perfeito para ser criativo e explorador! E dicas de decoradores profissionais, com certeza, irão te ajudar nesta missão.

10. Cuide da equipe de seu salão

Após o intenso período de férias, seus funcionários definitivamente precisam de um pequeno descanso e agrado, eles precisam se sentir valorizados. Assim, o começo do ano é um momento perfeito para incentivá-los a sair de férias para relaxar após a loucura de dezembro. Você pode (e deve!), ainda, ajudá-los a ter sua agenda lotada para quando voltarem ao promover seus serviços por meio de mensagens aos clientes, mídias sociais e pacotes de serviço. Lembre-se, os melhores profissionais só trabalham em salões onde se sentem valorizados.

Períodos mais calmos também são ideais para trabalhar em seu relacionamento com os funcionários. Forneça treinamento e oportunidades para aprimorar suas habilidades. Encontre especialistas do setor e ensine novas técnicas, trabalhe em idéias sobre como melhorar o atendimento ao cliente e forneça atualizações sobre a marca e a estratégia do salão. Por fim, passe algum tempo de integração de qualidade com seus funcionários, um dia de folga nos negócios não vai doer e aumentará notavelmente o espírito de equipe!

Com as ferramentas e o estado de espírito certos, você pode transformar a estação calma em um momento muito proveitoso para o seu negócio de beleza, para fazê-lo crescer ao longo do ano. É importante pensar estrategicamente, agir rápido e fazer bom uso das soluções digitais criadas para gestão de salão de beleza ajudarem sua empresa a prosperar. Experimente o Versum grátis e veja a diferença que faz para o seu salão se organizar e crescer!

Teste Versum Grátis

[Total: 1    Média: 5/5]