5 benefícios de um sistema de gestão para beauty business

Sistema para beauty business

A tecnologia está revolucionando a economia mundial e, o setor de beleza e estética, não fica fora dessa. Além de cosméticos cada vez mais avançados, equipamentos modernos e técnicas de tratamentos inovadoras, estabelecimentos como salões de beleza, barbearias, clínicas de estética e até spas precisam, também, profissionalizar sua gestão para serem modernos, atualizados e, principalmente, lucrativos. Portanto, seu alisador que não agride o cabelo, seu kit de fazer unhas de fibra e sua moderna máquina de remover estrias atrairão alguns clientes, mas não manterão sua agenda lotada e sua gestão organizada sozinhos. Para isso, você precisa de um sistema de gestão para seu beauty business. Vejamos, então, quais os principais benefícios que um sistema de gestão de negócios de estética e beleza, como o Versum, traz para seu negócio:

1. Conquiste mais clientes

Além de especializar-se e oferecer sempre os melhores serviços, atrair clientes costuma ser uma das prioridades de donos de salões de beleza, barbearias e clínicas de estética. Hoje em dia a concorrência no setor de beleza e estética é grande, até mesmo em bairros menores ou cidades pequenas. Ter uma fanpage no Facebook e um perfil no Instagram, obviamente, ajudam, mas já não são o suficiente para se destacar da concorrência na hora de conquistar uma cliente, afinal, todos seus concorrentes também estão nestas mídias sociais. Portanto, usar um sistema de gestão especializado em beauty business pode te ajudar muito a conquistar clientes.

No Versum, por exemplo, você tem um site exclusivo para agendamento online, o qual você pode promover em suas mídias sociais ou enviar por mensagem para seus (potenciais) clientes. Assim, eles podem, por si só, ver os serviços que você oferece, horários disponíveis, faixa de preços, duração estimada, o especialista responsável pelo tratamento e, então, fazer o agendamento diretamente online, sem precisar ligar para você ou te enviar uma mensagem por WhatsApp – essa função comprovadamente otimiza muito seu tempo e aumenta o número de clientes de seu negócio. Além disso, você possui uma agenda para salão de beleza digital integrada para cada membro de sua equipe, o que torna seu processo de agendamento muito mais organizado já que cada especialista tem acesso (e poder de alteração, se você assim decidir) à sua própria agenda. Como se não bastasse, o sistema envia, automaticamente, um lembrete de compromisso por SMS e/ou e-mail para todos os seus clientes com horários agendados, e isso reduz o número de clientes que marcam mas não comparecem em até 70%. Aliás, a comunicação com o cliente por meio de SMS e e-mails vai muito além disso e pode ser usada, também, para fazer promoções, campanhas de marketing e estimular a fidelização dos clientes.

Dica: Ao colocar o link de seu site em seu Facebook e Instagram, você aumenta muito o número de clientes, pois você oferece a oportunidade de fazer uma reserva no melhor momento possível, ou seja, quando seus clientes em potencial estão encantados com os maravilhosos resultados de seus tratamentos.

2. Fidelize clientes

Muito bem, agora que você já está com seu site de reservas no ar e você está conquistando novos clientes de forma fácil para seu negócio, é hora de falar de um dos benefícios mais importantes de utilizar um competente sistema para beauty business: a fidelização de clientes. Mas, por que este quesito é tão importante? Bem, se você não o sabe, é porque não tem clientes fiéis e já passou por alguns momentos muito complicados em seu negócio. Ter clientes fiéis é crucial para qualquer estabelecimento de beleza e estética pois são estes os clientes que mantém o seu negócio ativo e lucrativo mesmo durante períodos ruins.

Bons softwares de gestão de salão (barbearia e clínica de estética também) contam com um Programa de Fidelidade integrado e personalizável. No Versum, você pode ativar um programa de fidelidade no qual seus clientes ganham pontos ao realizarem determinadas ações em seu negócio (comprar produtos e serviços, recomendar amigos e familiares, promover seu negócio em suas mídias sociais, etc.), os quais são, então, trocados por uma série de prêmios estabelecidos por você (desde tratamentos em seu salão a bolsas de cosméticos e viagens). O programa é totalmente personalizável, você define os prêmios, a quantidade de pontos para cada ação e para resgatar cada prêmio.

3. Aumente a receita com um sistema para beauty business

Um sistema beauty, ou seja, um sistema de gestão para salões de beleza, barbearias e clínicas de estética te ajuda em várias áreas (gerir estoque, atrair e fidelizar clientes, gestão da equipe, agendamento, etc.), porém, tem um objetivo principal: fazer com que seu salão lucre mais.

Sim, todos os recursos de sistemas como o Versum são importantes para este objetivo principal, afinal, todas as áreas de seu negócio precisam ser bem administradas para ter sua agenda sempre lotada (com clientes fiéis e novos) e aumentar suas vendas de produtos no varejo, que são suas fontes de receitas, e para controlar e reduzir seus custos.

4. Administração fácil com um sistema beauty

Administrar um salão de beleza, barbearia ou clínica de estética não é uma tarefa fácil. Nós sabemos que a grande maioria dos donos de estabelecimentos de beleza e estética são especialistas em alguma área (são cabeleireiros, barbeiros, esteticistas, manicures, massagistas, maquiadores, depiladores, etc.) e, assim, muitas vezes, fazer o papel de gerente do negócio acaba ficando em segundo plano. Isso é normal e comum, principalmente em negócios pequenos, porém, conforme seu negócio se desenvolve, cortar cabelos e tomar conta das 1200 tarefas de administração de seu negócio se torna cada vez mais difícil. Por isso é importante ter um assistente que te ajude nesta gestão.

No Brasil, ainda faltam gerentes qualificados e especializados em salões de beleza, além desse tipo de profissional não ser barato. Com certeza, é um investimento que vale a pena para seu negócio, porém, financeiramente pode não ser viável no momento. Portanto, ter um sistema de gestão para beauty business, como o Versum, é a solução mais moderna e acessível que você pode encontrar. O software trabalha como um assistente digital de gestão, automatizando (quase) todas as áreas da gestão de seu negócio: aquisição e fidelização de clientes, site exclusivo de seu negócio, integração com mídias sociais, gestão de equipe e de estoque, estatísticas e relatórios em tempo real, agendamento online, agenda digital para cada funcionário, programa de fidelidade, ferramenta de comunicação com os clientes, campanhas de marketing, automação de marketing, vendas de pacotes de serviços, vendas de vales-presente, cadastro detalhado de clientes. Com um investimento muito, mais muito mais barato do que contratar um profissional, você consegue manter a administração de seu negócio sobre controle e otimiza seu tempo.

5. Otimização do tempo

Outro grande benefício do uso de um sistema para salões, barbearias e clínicas de estética, os chamados “beauty businesses”, é a otimização do tempo dos proprietários e gerentes destes negócios. Como mencionado acima, você tem que administrar seu negócio e cuidar de seus clientes – isso seria uma tarefa super complicada até mesmo para o Eduardo Mãos de Tesoura, imagina nós que não nascemos com tesouras nas mãos. Por isso, qualquer ferramenta que otimize seu tempo é sempre muito bem-vinda.

Um bom sistema de gestão de salões toma conta de todas as áreas de seu negócio para que você possa focar no que é mais importante: atender seus clientes com qualidade e excelência.

No versum, por exemplo, você economiza (muito) tempo ao ter relatórios e estatísticas automáticas e em tempo real, ao não precisar ficar atendendo telefonemas ou mensagens de WhatsApp para reservas (pois o sistema faz agendamentos online), ao calcular comissões de funcionários automaticamente, ao controlar seu estoque e te informar quando é preciso reabastecer cada produto, ao enviar mensagens automáticas a clientes para garantir que eles comparecerão aos horários agendados ou que voltem a marcar novos horários, e em muitas outras atividades.

Bem, listamos aqui os 5 principais benefícios que um sistema de gestão de negócios de beleza e estética, como Versum, trazem para seu negócio. Além disso, o uso de um sistema para beauty businesses também traz muitos benefícios para os donos de salões. Se você ainda não se convenceu, teste o Versum grátis por 15 dias e comprove os benefícios para você e seu negócio crescerem.

Teste Versum Grátis

[Total: 2    Média: 5/5]